terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Natal em São Paulo

Algumas fotos que bati no Natal, colocadas aqui apenas para testar mais algumas coisas da minha casa nova aqui no Blogspot:

Avenida Paulista vista a partir do MASP:

Avenida Paulista em frente ao Parque Trianon:

Parque do Ibirapuera a partir da Avenida idem:

Árvore de Natal do Ibirapuera a partir do Parque idem:
.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mundo do Inglês - Aulas Particulares de Inglês

Sou professor e trabalho com aulas particulares de inglês em São Paulo; exatamente por isso sei que seria muita pretensão afirmar que um mero blog possa substituir aulas com um professor de inglês...

Para começar, como transcrever tudo que pode ser dito em uma aula de inglês? Você já viu, por exemplo, o transcript de um filme ou seriado? ("transcript de um filme" é a escrita, palavra a palavra, de tudo que nele é falado) Pois bem, o transcript de um filme em inglês com aproximadamente 90 minutos possui cerca de 70.000 caracteres (sem contar as indicações de quem está falando). Eu sei porque já fiz tradução e legendagem de alguns filmes.

Assim vemos que é possível falar muita, muita coisa mesmo em 90 minutos! E podemos concluir que se fóssemos escrever TUDO que é dito em uma aula de inglês com esta duração, seria necessário uma quantidade absurda de texto por postagem (principalmente se formos escrever tudo que é falado em uma aula particular, onde o professor pode explicar mais coisas) - nada comparável aos poucos parágrafos que vemos pela internet como sendo versão escrita de "aula de inglês".

Além disto, é claro que o essencial para realmente aprender inglês (mais do que matérias bem explicadas online ou offline) é a prática de conversação, o que somente se adquire... conversando, é claro! E a pronúncia do aluno somente pode ser corrigida... se o professor puder ouvi-lo, é claro! E a correção de redações somente pode ser feita se igualmente houver um professor para lê-las etc. Tudo isto é o que compõe um curso de inglês, não apenas umas poucas linhas com explicações simplificadas de regras de gramática.

No entanto, mesmo não sendo possível ministrar aulas através de um blog que deixe alguém fluente, é possível sim ao aluno que já tem aulas de inglês com um professor melhorar mais ainda seus conhecimentos praticando sozinho leitura e "listening" com materiais extras como estórias, vídeos, músicas etc - tudo em inglês, é claro.

E é nisto que blogs como este podem ser muito úteis a estudantes de inglês, e até mesmo a professores de inglês que procurem materiais extras para indicar aos seus alunos.

Portanto, divirtam-se!
.