segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Como Anda a Qualidade do Inglês no Brasil?

Fizeram-me esta pergunta recentemente, e eu respondi enviando estes links com notícias recentes sobre o tema.

21/08 Correio Braziliense:
Sem Dominar Inglês, Estudantes Buscam Bolsas De Estudos Em Países Ibéricos
Dos 14.944 ganhadores de bolsas de estudo no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, apenas 1.435 foram para universidades no Reino Unido, Estados Unidos ou Inglaterra. A maior parte dos demais, por não possuírem nível de inglês satisfatório, tiveram que ir para universidades em países como Portugual e Espanha.

10/08 Info Money:
Fluência Em Inglês É Problema Para Executivo Brasileiro
Em uma escala de 1 a 10 usada para a avaliação de fluência em inglês no meio empresarial, a média dos brasileiros é de 2.95, o que os coloca entre os piores falantes de inglês do mundo, segundo estudo da GlobalEnglish. A média mundial está em 4.15.

27/07 O Estado de São Paulo:
O Brasil Não Fala Inglês
Em seu blog, Roberto Lobo menciona o caso da Universidade de Miami, que possui programas de intercâmbios com diversos países do mundo, mas não com o Brasil - devido ao baixo nível de inglês dos brasileiros (o que dificulta a comunicação entre os participantes de intercâmbios).

Infelizmente, esta é a realidade. Apesar de nas grandes cidades brasileiras, atualmente, quase todo mundo estudar inglês, a qualidade deste inglês é tão ruim que acontecem situações como as acima (para não mencionar os milhões de dramas pessoais vividos por aqueles que investiram muitos anos (e consequentemente muito dinheiro) em cursos de inglês, mas não conseguem ser aprovados em nenhuma entrevista de emprego falada neste idioma).

O principal fator para estes resultados negativos parece ser a própria qualidade das escolas de inglês no Brasil, que utilizam métodos arcaicos baseados em decorebas de tabelas gramaticais e frases feitas, apesar das eternas promessas de "conversação" em seu marketing.

Junte-se a isto a crença, ainda muito forte no país, de que basta apresentar um certificado de conclusão de curso, o que ignora o fato de que hoje em dia só o que conta para provar que se fala inglês é... falar inglês!