quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL! (Top 3 - Músicas de Natal)

Feliz Natal a todos visitantes deste blog!

Como minha contribuição para o clima natalino, eis um top 3 com as melhores músicas de Natal em inglês (todas com traduções livres, claro, como deve ser qualquer tradução que faça sentido em português):


White Christmas - Taylor Swift


Como sempre, procurei fazer uma lista que incluísse somente músicas "pop/rock" (de acordo com o conceito atual de "pop/rock"). Assim, jazz, como esta música foi gravada originalmente, estaria de fora. Porém, sendo esta uma das músicas mais regravadas de todos os tempos (mais de 500 versões) não é difícil encontrar várias versões "pop/rock" dela, com cantores tão famosos quanto Elvis Presley, Michael Bublé, Destiny's Child (Rihanna) etc.

Nas versões de jazz há cantores como Louis Armstrong, Frank Sinatra, Diana Krall etc. Mas a versão mais famosa nos EUA é a de Bing Crosby, que vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo e concorre ao título de single mais vendido de todos os tempos.

Abaixo, coloquei uma versão de Taylor Swift (mais conhecida dos brasileiros), que com certeza não fará tanto sucesso quanto a de Crosby, mas faz jus ao clássico.

O "Natal Branco" do título é um natal com neve, já que nos EUA eles sempre acham que Natal tem mais clima de Natal quando neva. A letra refere-se a alguém que, depois de crescido, mudou-se para algum lugar onde não neva.




Do They Know It's Christmas Time - Band Aid


Na década de 80, vários astros ingleses participaram gratuitamente da gravação desta música para angariar fundos para as pessoas que passam fome na África, entre eles estavam George Michael, Bono Vox, Paul McCartney, Sting, David Bowie, Phil Collins etc.

Após o sucesso desta gravação, os americanos também resolveram fazer algo parecido e gravaram "We Are the World", que não é uma música de Natal mas é bem mais conhecida do público brasileiro (contando com a participação de Michael Jackson, Lionel Ritchie, Stevie Wonder, Kenny Rogers, Cyndi Lauper, Tina Turner etc).

Esta música não é festiva, fala sobre a miséria daqueles que talvez sequer saibam que estão na época do Natal.

A gravação abaixo é a original, há outras que são ligeiramente diferentes.




Happy Xmas - John Lennon

. . .Sem dúvida, esta é a música "pop/rock" de Natal mais conhecida em todo o mundo.

Na época em que foi lançada, os EUA encontravam-se envolvidos na Guerra do Vietnã. Assim, John Lennon deixou no final da gravação sua mensagem anti-guerra para a população: "War Is Over, If You Want It" ("A Guerra Acabou... Se Você Quiser"). Ele já havia, antes de compor esta música, espalhado outdoors com esta frase pelas principais cidades americanas.