sábado, 16 de julho de 2011

Resumo da Aula de Inglês 07 (Past Tense (e pronúncia))

Você já sabe que para fazer perguntas no Past Tense basta acrescentar o auxiliar "did" antes do sujeito. Por exemplo:

"Did you see the accident?"

("Você viu o acidente?")

A presença do auxiliar "did" antes do sujeito indica que a frase acima está no Past Tense. Note que não há nenhuma mudança no próprio verbo ("see" continua sendo "see" nesta frase).

Bem, isto (juntamente com as frases negativas) já foi visto anteriormente aqui, então vamos em frente falando agora sobre as FRASES AFIRMATIVAS:

FRASES AFIRMATIVAS NO PAST TENSE

Estas não possuem auxiliar, assim o que irá indicar seu tempo verbal é uma mudança no próprio verbo. Por exemplo:

"You saw the accident."

("Você viu o acidente.")

Nesta frase, na ausência de um auxiliar que indique o tempo verbal, o próprio verbo ("see") foi modificado, tornando-se "saw". "Saw" é, portanto, a forma do Past Tense de "see", sendo utilizada somente em frases afirmativas.

Ou seja, sempre que quisermos fazer uma frase afimativa no Past Tense em inglês, ao invés de utilizarmos um auxiliar ("did"), devemos modificar o próprio verbo.

Por exemplos:

I called her.
Somebody opened my e-mails.
We played soccer last Sunday.

("Eu liguei para ela" / "Alguém abriu os meus e-mails" / "Nós jogamos futebol no domingo passado")

Sabemos que cada frase acima encontra-se no Past Tense pois o próprio verbo de cada uma delas ("call", "open" e "play") encontra-se na forma do Past Tense.

Nestes três casos a forma do Past Tense foi feita apenas acrescentando-se a terminação "ed": "call" tornou-se "called", "open" tornou-se "opened" e "play" tornou-se "played". Isto aconteceu porque estes verbos, assim como a maioria dos verbos da língua inglesa, são "verbos regulares" - ou seja: eles seguem uma regra fixa para a forma passada.

Quanto à pronúncia, note que a letra "e" desta terminação "ed" não é pronunciada em nenhum destes verbos! Observe como somente o "d" é pronunciado no final deles.

Clique abaixo para ouvir "called", "opened" e "played" (som de "d" no final):



Porém, nem todos verbos regulares terminarão com o som "d" ao terem a terminação "ed" acrescentada à grafia. Alguns verbos regulares terão o som de "t" ao receberem esta terminação.

Clique abaixo para ouvir "worked", "stopped" e "kissed" (som de "t" no final):



Este som "t" ocorre sempre que a pronúncia dos verbos terminarem em consoantes de som "aberto".

Entenda-se como consoantes de som "aberto" aquelas em que a garganta fica mais aberta, deixando o ar fluir mais "solto" ao serem pronunciadas (sem a vibração na garganta que ocorre nos demais casos). Mais precisamente, trata-se das consoantes que tem os seguintes sons: "f", "p", "k", "s", "ch" e "sh", como no final da PRONÚNCIA dos verbos "surf", "hope", "like", "kiss", "watch" e "wash".

Nestes casos, conforme mencionado acima, a terminação "ed" terá som de "t" (que também é uma consoante de som "aberto"). Clique abaixo para ouvir "surfed", "hoped", "liked", "kissed", "watched" e "washed":



Note que as observações com relação às consoantes acima são em termos de PRONÚNCIA, não de grafia. Assim as mesmas regras irão valer para palavras como "laugh" (que termina com som de "f"), "race" (que termina com som de "s") etc.

Por exemplo, em "He raced me to the door" ("Ele apostou corrida comigo até a porta"), a palavra "raced" tem a pronúncia /reIst/.

Poderíamos passar o dia inteiro comentando e exemplificando os sons da língua inglesa, e corrigindo a pronúncia, porém com certeza isto não é possível aqui. Além disto, lembre-se que o objetivo destes "Resumos da Aulas de Inglês" é fornecer rápidas explicações em textos que não passem muito de 5 minutos de leitura.

Então para encerrar estas rápidas (e incompletas) observações sobre a pronúncia do "Past Tense", note que o único caso em que a letra "e" da sequência "ed" é pronunciada é quando o verbo originalmente terminar com o próprio som de "d" ("need", por exemplo), ou "t" ("visit", por exemplo).

Clique abaixo para ouvir "visited" e "needed" (som de "Id" no final):



IRREGULAR PAST TENSE

Infelizmente, nem todas palavras em inglês podem fazer o "Past Tense" seguindo a regra de acrescentar a terminação "ed" mencionada acima. Existem palavras que têm uma forma própria no Past Tense (que não segue nenhuma regra), por exemplos:

"drank" é o Past Tense de "drink".
"ate" é o Past Tense de "eat".
"slept" é o Past Tense de "sleep".
etc

Exemplos em frases:

She drank all the wine.
I ate at the new restaurant.
The children slept until noon.
etc

("Ela bebeu todo o vinho" / "Eu comi no restaurante novo" / "As crianças dormiram até o meio-dia." etc)

Estes verbos que não seguem a regra de acrescentar a terminação "ed", e possuem uma forma própria para o "Past Tense", são chamados de "verbos irregulares".

No próximo post você encontra uma lista dos verbos irregulares mais comuns da língua inglesa, e suas flexões do Past Tense (clique aqui para vê-la).

Note que a maioria dos verbos irregulares são exatamente os verbos mais usados na língua inglesa. Acredite: isto é bom!, pois por serem tão comuns são exatamente os mais praticados, permitindo que o estudante se acostume com suas formas irregulares mais facilmente.

Quanto à tabela em si, eu não aconselho que se tente "decorá-la". Sabemos que a maioria das pessoas começa a tentar decorá-la na 5a série do ensino regular (para as primeiras provas de inglês), e continuam tentando por muitos anos (e até décadas) sem conseguir muito progresso na capacidade de lembrar o Past Tense dos verbos durante uma conversa - que é o que realmente conta.

A única forma realmente eficiente de se acostumar com as formas verbais é através da prática, ou seja, da conversação. Poucas vezes que você utilizar (corretamente) determinada palavra ou construção em uma conversa valem mais do que dezenas, ou mesmo centenas de tentativas de decoreba!

FRASES NEGATIVAS E INTERROGATIVAS (JÁ VISTAS EM OUTRO "RESUMO DA AULA DE INGLÊS)

As frases negativas e interrogativas no Past Tense já foram comentadas em outro destes "Resumos das Aulas de Inglês", então apenas gostaria de (re)enfatizar aqui que, no Past Tense, a mudança da forma do verbo (flexão) somente é necessária para frases afirmativas, pois em frases negativas e interrogativas o auxiliar "did" é que estará indicando o tempo verbal:

She didn't drink Coke.
I didn't eat at home.
Did the children stay up late?
etc

("Ela não bebeu Coca" / "Eu não comi em casa" / "As crianças ficaram acordadas até tarde?")

Nas frases acima, não houve nenhuma mudança nos verbos ("drink", "eat", "stay up"), pois o auxiliar "did" é que está indicando o tempo verbal delas.

Então é isto. Nestes dois últimos "Resumos das Aulas de Inglês" vimos os dois únicos casos em que fazemos um tempo verbal em inglês sem utilizar auxiliar: A forma afirmativa do Present Tense e a forma afirmativa do Past Tense. Para todos demais casos é necessário o uso de um auxiliar. Caso ainda tenha dúvidas sobre o que é auxiliar ou sua importância, reveja os "Resumos das Aulas" relativos a eles!
.