quarta-feira, 6 de julho de 2011

Quantas palavras em inglês você conhece?

É senso comum, entre os linguistas, de que utilizamos somente cerca de 2.000 palavras em nossas conversas do dia a dia, embora sejamos capazes de reconhecer facilmente mais de 50 mil palavras ao lê-las ou ouvi-las.

Muitas pessoas não têm muita noção do que são 2.000 palavras, e acham que é uma quantidade extraordinária. Mas não é. Observem esta lista (em ordem alfabética) que eu mesmo fiz com 200 palavras da língua inglesa que "quase todo mundo" conhece, mesmo quem jamais fez qualquer curso de inglês:


Então? 2.000 palavras ainda parece ser muito? Se ainda acha isto, note que na lista acima evitei colocar aquelas (centenas) de palavras em inglês que todo mundo conhece por serem parecidas com português na grafia: air, study, city, story, ball, car, fruit, magic, bicycle, universe, president, information etc etc etc.

Ufa! De que tamanho esta lista ficaria?

Mas... Será que conhecer 200 palavras, ou 500 palavras, ou 2.000 palavras significa automaticamente ter fluência no idioma? Certamente que não! Mais do que saber da existência das palavras é necessário saber como e quando utilizá-las nas frases, sabendo construir cada frase de forma correta. Principalmente porque, em inglês, apenas a ordem das palavras já pode alterar completamente a mensagem que se deseja passar em uma frase.

.