domingo, 29 de maio de 2011

Resumo da Aula de Inglês 04 (Auxiliares, Frases Afirmativas e Negativas)

Agora que você já sabe o que são os "auxiliares" em inglês e para que servem, fica fácil lembrar-se de algo essencial na língua inglesa:

Todas frases interrogativas possuem um auxiliar antes do sujeito. (Bem, quase todas: exceto as frases com o verbo "to be")

Como "exemplos sempre valem mais que mil palavras", veja as frases abaixo:

Will you buy a new car?
Can Mark help me now?
Should I go to law school?
Do you read Time magazine?
Did you see the eclipse?
etc

("Você vai comprar um carro novo?" / "O Mark pode me ajudar agora?” / "Devo fazer advocacia?" / "Você lê a revista Time?" / "Você viu o eclipse?" / etc)

Nelas, "Mark", "You" e "I" são os sujeitos, e antes de cada um destes sujeitos aparece sempre um auxiliar ("will", "can" etc), pois todas estas frases estão na interrogativa, e frases interrogativas possuem um auxiliar antes do sujeito.

Conforme visto no último "Resumo da Aula de Inglês", os auxiliares completam o sentido da frase, podendo inclusive indicar seu tempo verbal.

Assim, além de alguns dos auxiliares já vistos antes ("will", "can" e "should"), vemos também os auxiliares "do" e o "did" nas duas últimas frases acima. O auxiliar "do" indica que a frase está no "Present Tense" (que também foi comentado no último "Resumo da Aula de Inglês") e o auxiliar "did" indica que a frase está no "Past Tense".

Então, como nestas frases o auxiliar é que indica o tempo verbal (e outras funções), o verbo mantém-se sempre na forma simples. Por exemplo, o verbo "help" continuará sempre na mesma forma:

Will you HELP my brother?
Can you HELP my brother?
Should you HELP my brother?
Do you HELP my brother?
Did you HELP my brother?
etc

("Você vai ajudar o meu irmão?" / "Você pode ajudar o meu irmão?" / "Você deveria ajudar o meu irmão?" / "Você ajuda o meu irmão?" / "Você ajudou o meu irmão?" etc)

O que indica que a última frase está no "Past" é o auxiliar "did", o que indica que a penúltima frase está no "Present" é o auxiliar "do", e assim por diante...

Tudo isto, conforme já comentado, vale para frases interrogativas.

(Nas frases afirmativas, conforme também vimos no último "Resumo da Aula de Inglês", o "Present Tense" é indicado exatamente pela ausência de qualquer auxiliar ("You help my brother"). Mas como o foco deste "Resumo" agora são as frases interrogativas, vamos em frente...)

Mais alguns exemplos de frases interrogativas, sempre com um auxiliar ANTES DO SUJEITO:

Do you have a dog?
Where will you go?
What should I buy?
Can you run ten kilometers?
Where did you see her?
etc

("Você tem cachorro?" / "Para onde você vai?" / "O que devo comprar?" / "Você consegue correr dez quilometros?" / "Onde você a viu?" etc)

______________________


Agora, vamos dedicar os 2 ou 3 minutos restantes deste "Resumo da Aula de Inglês" para ver outro tópico igualmente importante: as frases negativas.

A lógica para as frases negativas é parecida com a das frases interrogativas: Elas (com exceção das frases com o verbo "to be") possuem um auxiliar, e são estes auxiliares que passarão a idéia de "Future", "Present", aconselhamento etc. Porém, a diferença é que nas frases negativas o auxiliar vem APÓS o sujeito e, como trata-se de negativas, este auxiliar estará na negativa.

Vamos aos exemplos:

I will not buy a new car.
Mark cannot help you now.
You should not go to law school.
I do not read Time magazine.
I did not see the eclipse.
etc

("Eu não comprarei um novo carro" / "O Mark não pode me ajudar agora" / "Você não deveria fazer advocacia" / "Eu não leio a revista Time" / "Eu não vi o eclípse")

Como você nota, para fazer a negativa dos auxiliares, basta colocar a palavra "not" após ele ("did" => "did not", "do" => "do not" etc). Pode-se inclusive fazer contração entre o auxiliar e esta palavra "not":

I won't buy a new car.
Mark can't help you now.
You shouldn't go to law school.
I don't read Time magazine.
I didn't see the eclipse.
etc

(Note que nas contrações o apóstrofo fica no lugar da letra "o" que desapareceu ("not" => "n't"; "did not" => "didn't", "do not" => "don't" etc (já "won't" possui outras mudanças...)).

Como já mencionado com relação às frases afirmativas, lembre-se que, como é o auxiliar que indica o tempo verbal (e outras funções), o verbo fica sempre na forma simples:

You won't HELP my brother.
You can't HELP my brother.
You shouldn't HELP my brother.
You don't HELP my brother.
You didn't HELP my brother.
etc

("Você não vai ajudar o meu irmão" / "Você não pode ajudar o meu irmão" / "Você não deve ajudar o meu irmão" / "Você não ajuda o meu irmão" / "Você não ajudou o meu irmão")

Então resumindo:

Frases INTERROGATIVAS e NEGATIVAS possuem um auxiliar (com a exeção daquelas com o verbo "to be" (visto no 1o "Resumo da Aula de Inglês")).

______________________


Como sempre, lembro que, apesar do nome, isto não é uma "aula de verdade", pois em uma "aula de verdade" haveria prática, conversação, escrita de redação, e também muito, muito mais tempo para comentar casos especiais, exceções etc. Mas espero que os 5 minutos de leitura deste texto possa ajudá-lo a entender um pouco melhor a língua inglesa.

Para encerrar, o tradicional exemplo extraído de uma notícia do dia...

Hoje, o site da CNN está apresentando fotos inéditas de Marylin Monroe que, de acordo com a notícia, foram compradas em uma "garage sale" (= venda de produtos usados por famílias que ou estão se mudando ou pretendem dar uma "renovada" em seu lar) por 2 dólares em 1980, e permaneceram guardadas até hoje.

Clique para ver a notícia na íntegra. . .Ainda de acordo com o texto da CNN, a pessoa que possui estas fotos declarou que:

"The only thing we're sure of is who. We don't know where, we don't know why, we don't know when, we don't know who shot them. But we do know it is Marilyn." (Clique na imagem para ver a notícia completa no site da CNN (em inglês, é claro))

(Tradução (livre, sem fins didáticos): "A única coisa que sabemos com certeza é 'quem'. Não sabemos onde, não sabemos porquê, não sabemos quando, e não sabemos quem as bateu. Mas temos certeza que é a Marilyn.")
.