terça-feira, 31 de maio de 2011

Resumo da Aula de Inglês 05 ("To Be": Interrogativa e Negativa / Present Continuous)

AUXILIARES EM FRASES INTERROGATIVAS E NEGATIVAS

Já vimos sobre "auxiliares" em frases interrogativas e negativas. Agora vamos ver (e rever) um pouco sobre a exceção a estas regras: as frases interrogativas e negativas com o verbo "to be".

(Caso você ainda não tenha lido os demais "Resumo da Aula de Inglês", leia-os agora, ou poderá não entender muito bem esta - nem os termos nela utilizados.)

Vimos que as frases interrogativas possuem um auxiliar antes do sujeito. Por exemplo:

Can I wait for you here?
Will you marry her?
Should I call him?
etc

("Posso te esperar aqui?" / "Você vai se casar com ela?" / "Devo ligar para ele?" etc)

E as negativas possuem um auxiliar (na negativa) após o sujeito. Por exemplo:

I can't open this door.
They will not come.
He shouldn't work so much.
etc

("Não consigo abrir esta porta" / "Eles não virão" / "Ele não deveria trabalhar tanto" etc)

Vimos também que isto acontece inclusive em frases no "Present" e no "Past":

I don't study Spanish. (negativa: auxiliar na negativa após o sujeito)
Peter didn't talk to her. (negativa: auxiliar na negativa após o sujeito)
Do you wear glasses? (interrogativa: auxiliar antes do sujeito)
etc

("Eu não estudo espanhol" / "O Peter não falou com ela" / "Você usa óculos?" etc)

Foi comentado também que exceção são as frases interrogativas e negativas com o verbo "to be".

FRASES INTERROGATIVAS E NEGATIVAS COM O VERBO "TO BE"

Pois bem, em frases com o verbo "to be", ao invés de um auxiliar, é o próprio verbo que vem antes do sujeito nas interrogativas!

Veja, por exemplo, as seguintes frases interrogativas:

Are you tired?
Is your sister at home now?
Is he a taxi driver?
etc

("Você está cansado?" / "Sua irmã está em casa agora?" / "Ele é taxista?" etc)

Em todas elas o verbo "to be" encontra-se antes do sujeito ("you" / "your sister" / "he"). Isto ocorre porque estas frases estão na interrogativa. Compare, nestas mesmas frases na afirmativa, com a posição natural do verbo "to be" (após o sujeito, assim como SEMPRE acontece com os demais verbos):

You are tired.
Your sister is at home now.
He is a taxi driver.
etc

("Você está cansado" / "Sua irmã está em casa agora" / "Ele é taxista" etc)

Agora observe as seguintes frases negativas com o verbo "to be":

She is not angry.
Robert is not at school.
They are not my brothers.

("Ela não está com raiva" / "O Robert não está na escola" / "Eles não são meus irmãos")

Assim como aconteceu com as frases interrogativas com o verbo "to be" acima, também estas frases não receberam um auxiliar para fazer a negativa. Ao invés disto, o próprio verbo "to be" ficou na negativa com o acréscimo da palavra "not" após ele.

Conforme já vimos no primeiro "Resumo da Aula de Inglês" sobre o verbo "to be", pode-se fazer a contração da palavra "not" com ele:

She isn't angry.
Robert isn't at school.
They aren't my brothers.

Mais exemplos:

I am not a teacher. (negativa: o próprio verbo "to be" na negativa após o sujeito)
Peter is not with her. (negativa: o próprio verbo "to be" na negativa após o sujeito)
Are you in my class? (interrogativa: o próprio verbo "to be" antes do sujeito)
etc

("Eu não sou professor" / "O Peter não está com ela" / "Você está na minha turma?" etc)

Por fim, é importante ressaltar que todas as frases acima com o verbo "to be" estão no "Present Tense" (também já comentado anteriormente).

Então, resumindo novamente: No Present Tense, o próprio verbo "to be" vem antes do sujeito na interrogativa, e ele próprio recebe a partícula "not" para fazer a negativa, ao contrário do que ocorre com os demais verbos (que requerem um auxiliar para a interrogativa e negativa).

Isto ocorre em todas frases com o verbo "to be", mesmo que ele não seja "o verbo da frase".

PRESENT CONTINUOUS

Agora, observe as frases abaixo:

1- My mother is sleeping.
2- Michael is listening to the radio.
3- Tom is eating lunch.

("Minha mãe está dormindo" / "O Michael está ouvindo rádio" / "O Tom está almoçando")

Em todas elas, há o verbo "to be". Porém, nelas, ele não é "o verbo da frase". O verbo da 1a frase é SLEEP; o verbo da 2a frase é LISTEN; e o verbo da 3a frase é EAT.

Então, após o "to be" podemos utilizar um outro verbo que esteja com a terminação "ing" ("sleep" => "sleeping"; "listen" => "listening"; "eat" => "eating"). Nestes casos este outro verbo é que passará a ser o verbo principal da frase.

Este tipo de construção é utilizado para passar a idéia de que a ação do verbo está em curso. Assim, na 1a frase a ação expressa pelo verbo "SLEEP" encontra-se em curso neste momento; na 2a frase a ação expressa pelo verbo "LISTEN" encontra-se em curso neste momento; e na 3a frase a ação expressa pelo verbo "EAT" encontra-se em curso neste momento. Sabemos disto pois todos estes verbos estão após o verbo "to be" e contém a terminação "ing"!

Mais exemplos:

Paul is drinking.
Lucy is studying.
I am writing.

A 1a frase indica que a ação do verbo DRINK está em curso; a 2a frase indica que a ação do verbo STUDY está em curso; e a 3a frase indica que a ação do verbo WRITE está em curso.

("O Paulo está bebendo" / "A Lucy está estudando" / "Eu estou escrevendo")

Este tipo de construção ("to be" + verbo com "ing") representa o tempo verbal chamado de "Present Continuous" (na Inglaterra: "Present Progressive"). Ou seja: o "Present Continuous" é utilizado para indicar que uma ação está em curso.

Mas e o "to be" nestas frases? Embora o "to be" não seja o verbo principal delas, ele continuará vindo antes do sujeito quando estas frases estiverem na interrogativa e recebendo a partícula "not" quando elas estiverem na negativa:

Assim, colocando as mesmas frases acima na interrogativa e na negativa:

Is my mother sleeping?
Is Michael listening to the radio?
Is Tom eating lunch?

My mother is not sleeping.
Michael is not listening to the radio.
Tom is not eating lunch.

E a contração do "to be" com a partícula "not" também será possível neste tipo de frases:

My mother isn't sleeping.
Michael isn't listening to the radio.
Tom isn't eating lunch.

Mais exemplos:

I am not studying Spanish. (negativa: o próprio "to be" na negativa após o sujeito)
Peter is not talking to her. (negativa: o próprio "to be" na negativa após o sujeito)
Are you wearing glasses? (interrogativa: o próprio "to be" antes do sujeito)
etc

("Não estou estudando espanhol" / "O Peter não está falando com ela" / "Você está usando óculos?" etc)

Assim chegamos ao fim de mais um "Resumo da Aula de Inglês" de apenas 5 minutos, que NÃO tem a pretensão de ensinar tão bem quanto é possível em uma aula de 90 minutos (com muito mais prática e muita conversação).

Como último exemplo, observe mais um trecho retirado de uma notícia do dia de hoje:

Clique para ver a notícia na íntegra (em inglês) no site da CNN. . ."...Cell phones emit the most radiation when they are attempting to connect to cellular towers. A moving phone, or a phone in an area with a weak signal, has to work harder, giving off more radiation. So users can avoid using their cell phones in elevators, buildings and rural areas if they want to reduce their exposure, experts say."

O texto acima foi retirado da bombástica notícia do dia: a de que a própria Organização Mundial de Saúde admite que os celulares possam ser cancerígenos (clique na imagem para ver a notícia na íntegra (em inglês) no site da CNN)!

Observem que, neste texto, nem todas palavras terminadas com "ing" (moving, using etc) são parte de frases no "Present Continuous". Lembrem-se que "Present Continuous" é somente quando há o "to be" JUNTO COM um verbo terminado com "ing".

(Tradução (livre, sem fins didáticos): "...Os celulares emitem mais radiação quando estão tentando se conectar às torres. Um celular em movimento, ou um celular em uma área onde o sinal seja fraco, precisa se esforçar mais, emitindo mais radiação. Assim, os usuários podem evitar utilizar celulares em elevadores, prédios e áreas rurais se quiserem reduzir a exposição, afirmam os especialistas.")
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