sábado, 8 de outubro de 2011

Top 3 - Músicas de Terror em Inglês

Mês de Halloween, então nada mais apropriado que uma seleção das melhores músicas de terror de todos os tempos. Mas como este é um site sobre idioma, e não sobre música, o que mais pesou na escolha foram as letras. Além disto, assim como nos outros "Top 3", somente considerei músicas pop/rock que foram sucessos na rádio... Portanto, nada de Maldição do Pônei aqui - Mas não há como escapar do:

Thriller - Michael Jackson


Antigamente era tradição que, uma vez por semana, a programação da tv (ou do cinema) incluísse filmes de terror, esta era a chamada "thriller night" que a música menciona.

Na letra há referências a elementos que compunham o enredo destes filmes, que geralmente eram produções muito baratas: alienígenas, vampiros, zumbis e todo tipo de monstros bizarros.

A palavra "thriller" é usada para qualquer coisa que cause fortes e instantâneas emoções na pessoa, não necessariamente medo (apesar de nesta música, claramente, o tema ser realmente terror). A letra faz, assim, um trocadilho quando diz "I'm gonna thrill you tonight" (algo como "vou te causar fortes emoções esta noite").

Quem faz a narração no final da música é o ator Vincent Price, um dos maiores mestres do cinema de terror.

Michael Jackson geralmente escrevia e compunha suas próprias músicas, mas esta foi composta por Rod Temperton (tanto a melodia quanto a letra).

(Clique abaixo para ouvir a música)


Letra e Tradução (livre, sem fins didáticos):





Enter Sandman - Metallica

. . . "Sandman" é uma personagem do folclore infantil em vários países falantes da língua inglesa De acordo com a lenda, esta criatura entra à noite nos quartos das crianças, jogando, em seus olhos, grãos de areia que as fazem dormir.

Em ilustrações, "Sandman" é representado às vezes como um velhinho, às vezes como um elfo, e é comum ser representado puxando um carrinho de mão cheio da referida areia.

A imagem acima é parte de uma ilustração da Graphic Novel "Sandman" de Neil Gaiman (que tem pouco a ver com a fábula mencionada acima).



Letra e Tradução (livre, sem fins didáticos):



The Number of the Beast - Iron Maiden


A parte falada no começo desta música são trechos de Apocalipse 12:12 e Apocalipse 13:18, da Bíblia. (Mais precisamente: da "Bíblia do Rei James", já comentada em outro post deste blog (Note que nesta versão em inglês, o "Livro do Apocalipse" é chamado de "Revelation"))

Todas músicas do Iron Maiden contam uma estória, geralmente baseadas em fatos históricos ou obras literárias. De acordo com os integrantes, esta baseia-se tanto em um poema do século XVIII (Tam o'Shanter) quanto em um pesadelo que Steve Harris teve após assistir o filme "Damien II".



Letra e Tradução (livre, sem fins didáticos):



Lembrem-se que o objetivo de qualquer tradução NÃO é ensinar inglês, mas apenas tornar o texto compreensível para quem não entende o idioma original.


Você poderá gostar também de:

< Top 3 - Músicas Mais Engraçadas
Assustadoras Origens dos Contos de Fadas >
< Top 3 - Letras de Músicas Românticas
História do Inglês 4 (A Bíblia do Rei) >