sábado, 29 de outubro de 2011

Librivox, Para Ouvir Seus Livros Preferidos


O site Librivox (clique na imagem acima para visitá-lo) é um paraíso para os fãs de literatura. Lá, todas obras literárias com mais de 70 anos de idade, gravadas por voluntários em arquivos de áudio (geralmente MP3), ficam à disposição de qualquer internauta que queira baixá-las. Eu, como um fã de livros que não tem tempo de ler, costumo baixar obras deste site e ouvi-las no carro enquanto vou de uma aula particular para outra.

Infelizmente, obras mais recentes não podem ser incluídas neste site pois elas ainda não fazem parte do "domínio público" - ou seja, ainda são protegidas pelas leis de direitos autorais que impedem que qualquer cópia seja colocada à disposição do público em geral sem autorização do autor ou outro detentor dos direitos autorais.

Assim, apesar de não ser possível baixar os livros do Harry Potter, ainda se pode baixar obras eternas como "Alice in Wonderland" ("Alice no País das Maravilhas"), "The Jungle Book" ("Mogli"), "Sherlock Holmes Adventures" e outras de autores igualmente eternos como Edgar Allan Poe, William Shakespeare, Charles Dickens etc.

O forte deste site são obras escritas (e, portanto, gravadas) originalmente em inglês. Porém, é fácil achar nele também traduções para o inglês de grandes autores como Dostoievski, Kafka ou Cervantes, e grandes obras como "Os Três Mosqueteiros", "Robinson Crusoé" ou os mágicos contos de fadas, dos quais falarei no próximo post.

Mas caso seu nível de inglês ainda não seja suficiente para entender estas obras no áudio do original em inglês (ou da tradução para o inglês), a boa notícia é que o Librivox vêm incluindo em seu acervo também obras em outros idiomas, assim você pode encontrar para baixar áudios de contos e livros de Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar etc. Estes áudios em português ainda são muito poucos, mas você também pode colaborar fazendo suas próprias gravações para o site!


Você poderá gostar também de:

< Assustadoras Origens dos Contos de Fadas
Ouvindo Inglês - Tempo Para Traduzir? >
< Chapeuzinho Vermelho (Versão Antiga)
Dicionário Oxford Online! >