domingo, 16 de outubro de 2011

O Fim do Inglês Como Idioma Universal?


. . .Ultimamente muito se tem falado sobre um possível fim do domínio do inglês como idioma universal. A teoria é que, com a China tirando a liderança dos EUA no ranking da economia mundial, o chinês também iria retirar do inglês o título de idioma universal.

Aparentemente, esta teoria não leva em conta que:

- O inglês não é idioma universal apenas por ser utilizado nas relações entre americanos e o restante do mundo. Ele também é amplamente utilizado como "língua franca" em relações que não envolvem nenhum país falante de inglês.

- Aliás, o inglês não é o idioma oficial apenas dos Estados Unidos, mas de uma série de países espalhados por todos continentes (Canadá, Inglaterra, Austrália, África do Sul etc).

- Atualmente, a maior contribuição dos EUA e Inglaterra para ajudar a manter o inglês como idioma mais popular do mundo não é a participação na economia mundial, mas a grande popularidade internacional de seus cinema, música e literatura.

- Se hoje em dia bastasse a participação na economia mundial para "impor" o uso de um idioma, grande parte do mundo já estaria falando japonês (não contando os japoneses e seus descendentes, claro), visto que por várias décadas o Japão foi a segunda maior economia do mundo.

- Outro importante fator para que a língua inglesa seja "tão universal" é sua facilidade de aprendizado graças à simplicidade e clareza de suas regras gramaticais.

- Há também um círculo vicioso de uso e aprendizado da língua inglesa que não tem como ser quebrado apenas com mudanças na economia internacional: Todo mundo estuda inglês por ele ser o idioma mais utilizado na internet, no comércio, no meio científico, no turismo etc; e todo mundo o utiliza na internet, no comércio, no meio científico, no turismo etc por ele ser o idioma mais estudado do mundo.

- Com tudo isto a quantidade de material existente em inglês na internet, no meio científico etc (produzido por pessoas e empresas falantes de todos idiomas) é tão gigantesca que seria economicamente inviável refazer tudo com um novo idioma universal.

- Por tudo isto, as próprias empresas chinesas realizam a maioria de seus negócios internacionais utilizando o inglês, pois é mais fácil (e portanto lucrativo) utilizarem o inglês do que esperar que seus parceiros comerciais consigam aprender o chinês.

Eu poderia continuar com esta lista acrescentando à ela motivos pelos quais se surgisse um novo idioma internacional este não seria o chinês. Porém, não é o meu objetivo desanimar ninguém de estudar chinês ou qualquer outro idioma, muito pelo contrário, se puder faça-o! Nunca é demais aprender sobre novas culturas, ainda mais a de um país tão fascinante como a China.

Porém, não o faça acreditando estar se preparando para se comunicar com todo o mundo no futuro... Realmente não há nada que indique que o inglês esteja começando a perder forças como idioma universal.


Você poderá gostar também de:

< O que é TOEFL? Para que serve?
O Brasileiro Não Fala Inglês Bem... >
< História do Inglês 1 (Anglos, Saxões etc)
Tan Hong Ming in Love >