quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dicionário Oxford online!

Finalmente meu dicionário favorito, o "Oxford Advanced Learner's English Dictionary", chegou no mundo on-line!

Talvez tenham demorado tanto exatamente pelo imenso sucesso dos dicionários Oxford no mundo de papel. Todos outros concorrentes (Cambridge, Webster, Longman etc) já estão online há muito tempo!

E para quem não sabe, apesar de a concorrência às vezes conseguir superar temporariamente a qualidade dele, fato é que o "Oxford Advanced Learner's English Dictionary" foi o primeiro dicionário jamais publicado no gênero de dicionários "inglês-inglês" para estudantes de inglês como segundo idioma.

Sua 1a edição foi há mais de 60 anos, enquanto que os concorrentes só começaram a fazer este tipo de dicionário há uma ou duas décadas.

E agora ele chegou bem melhor que os concorrentes no mundo online.

Uma lista do porque estou recomendando a edição online dele com tanto entusiasmo:




- Sempre apresenta ícones para você ouvir tanto a pronúncia britânica (1) quanto a americana (2) -de todas palavras- na mesma janela das explicações.

- As explicações vêm em menos janelas que as dos concorrentes (geralmente uma janela para os significados da palavra como verbo, uma para os significados dela como substantivo etc).

- Apresenta não apenas exemplos de frases corretas, eles listam também exemplos comuns de frases erradas a serem evitadas (4).

- E por fim, assim como acontece com os concorrentes, o vocabulário é simplificado (3) para facilitar a compreensão de quem ainda está aprendendo (eles usam uma base de 3.000 palavras para explicar todo o dicionário (que contém quase 200.000 palavras!))

O link para quem quiser consultá-lo:

http://www.oxfordadvancedlearnersdictionary.com/

.