terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Princesa e o Sapo Enrolados no cinema

Semana retrasada finalmente vi "A Princesa e o Sapo" da Disney. Acabei de ver o filme achando que ele foi o melhor desenho da Disney em muitos, muitos anos, mas esse fim de semana vi "Enrolados" que é ainda (muito) superior à Princesa e o Sapo!

O primeiro tem uma trilha sonora excelente, passando por vários estilos de jazz, e tem um clima bem sombrio às vezes mas é muito bonito e comovente. Foi nomeado em 2010 ao Oscar de melhor longa de animação e de melhor canção com duas músicas, mas não levou nenhum dos dois prêmios (perdendo o de melhor desenho mui justamente para "Up").

O segundo inova no visual dos personagens para um desenho Disney, e tem um roteiro inebriante, mas só vai concorrer ao Oscar 2011 de melhor canção. Toy Story 3 é que vai concorrer a melhor roteiro e melhor longa de animação (o que discordo e discordo!), além de melhor filme também!

Mas os 2 (A Princesa e o Sapo e Enrolados) têm em comum que pegaram uma fábula e... fizeram um filme com o mesmo nome. Nenhum dos 2 tem quase nada da fábula original, e isso é bom, muito bom, assim não vamos ao cinema (ou à TV) com aquela sensação de "já-conheço-essa-história".

Duas coisas sobre Enrolados: se for ver no cinema, veja em 3-D. Eu não vi, mas notei que eles usam e abusam de recursos de perspectiva e movimento para o 3-D. E confira uma coisa que eu percebi na hora que vi:



A menina morena acima tem o nariz mais fino e longo que o da loira, o que combina melhor com o cabelo curto (e talvez a boca mais longa também). O que isso tem a ver? Não posso contar agora para não estragar o filme, veja e confira..

.