quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Mundo Sem Ninguém

O que aconteceria se todo mundo desaparecesse de repente? Como ficariam os prédios? Ruas? Plantas? Bem, agora os turistas vão poder matar um pouco essa curiosidade visitando Chernobyl; o site da CNN está noticiando hoje que o governo da Ucrânia pretende abrir a cidade para visitação ainda este ano.

Em 1986 todos habitantes dela (e da vizinha Pripyat) tiveram que abandonar a região em um único dia devido a um acidente na usina nuclear, o pior de toda a história, que liberou na atmosfera centenas de vezes mais radiação que a da bomba de Hiroshima!

Hoje os níveis de radiação ainda são altos o suficiente para impedir que pessoas morem lá (exposição contínua), mas não tanto a ponto de impedir uma rápida visita de vez em quando.

Quem estiver interessado, já antecipo umas fotos do que irão encontrar por lá:

Prédios vistos de cima (de lado a vegetação não deixaria ver nada):


Quadra de basquete (só não vai dar para os turistas baterem uma bola... e olha que essa foto ainda é de 1994):

Quarto de hotel (foto de 2004):

Sala de aula - os livros ainda organizados esperando o retorno das crianças (foto de 2002):
Corredor da escola em 2 momentos, 2004 e 2005. Neste intervalo de tempo um trecho deste corredor desabou junto com parte da escola:

O mesmo trecho do corredor desabado, visto do andar de cima (foto de 2005):

Playground - parece uma pintura do Monet (foto de 2002):
Carrinhos de bate-bate do parque de diversões - nunca usados, o parque estava programado para ser inaugurado 5 dias após a evacuação da cidade:
O alegre trenzinho do mesmo parque de diversões:

(Exceto a 1a (da CNN) e as duas últimas, todas demais fotos são de autoria de David McMillan. Link para quem quiser ver a notícia no site da CNN: http://edition.cnn.com/2011/WORLD/europe/01/28/chernobyl.sights.duga.krasno/index.html?hpt=Mid)
.