O primeiro vídeo (abaixo) mostra o período que vai do ano 410, quando os romanos abandonaram a ilha (Britânia) após cerca de 400 anos de domínio, até próximo ao ano 1000.
Embora o domínio romano tenha sido tão longo, apenas cerca de 200 palavras vieram deles até os dias de hoje, entre elas "win", "candel", "belt" e "weall" (atualmente "wine", "candle", "belt" e "wall" (vinho, vela, cinto e muro)). Isto ocorreu pois os povos que invadiram a ilha após a saída dos romanos quase não tiveram contato cultural com eles.
No entanto, muitas outras palavras de origem latina foram acrescentadas posteriormente à língua inglesa, como vocês verão neste e nos demais vídeos da série.
Milhares de palavras utilizadas neste período sobreviveram até os dias de hoje, elas são exatamente as palavras mais "básicas" da língua inglesa (aquelas utilizadas no dia a dia), como "house", "food", "sing", "night", "sleep" (estas de origem anglo-saxônica), "anger", "cake", "egg", "skirt", "smile" (estas de origem nórdicas (vikings)) etc (casa, comida, cantar, noite, dormir, raiva, bolo, ovo, saia, sorriso etc).
No próximo capítulo, veremos como os normandos (franceses) trouxeram palavras relativas a poder e lei ao dominarem a Inglaterra por cerca de 300 anos.
.