quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O que é TOEFL? Como funciona? Para que serve?

É muito comum pessoas que já ouviram falar sobre TOEFL me perguntaram o que é, como funciona, quem "organiza" etc. Ou seja, já ouviram pessoas falando sobre isto, mas ainda não entendem muito bem o que vem a ser. Então, abaixo colocarei rápidas respostas a estas perguntas.

O QUE É?

Bem, para que fique bem explicado, "TOEFL" é, na verdade, uma marca registrada que pertence a Educational Testing Service (ETS), uma empresa privada mas sem fins lucrativos. Ou seja, ETS é "quem" realmente prepara e aplica a prova chamada "TOEFL".

Mas e as escolas de inglês onde esta prova é aplicada? A ETS faz parceria com escolas de inglês do mundo inteiro para que estas forneçam um espaço físico onde os interessados possam fazer a prova. A ETS é uma empresa com sede em New Jersey (USA) e não possui salas para aplicação da prova em todos países.

Estas escolas de inglês recebem, é claro, pelo uso das suas dependências e funcionários pela ETS, mas não possuem qualquer participação na elaboração ou correção das provas, e se insinuarem o contrário aos candidatos elas podem ser descredenciadas pela ETS, que procura então outra escola de inglês disposta a fornecer o local para aplicação da prova com mais honestidade.

A escola também pode ser descredenciada se tentar convencer o candidato de que ele seja obrigado a fazer um curso de preparação com ela. Ela pode sim vender cursos preparatórios para o TOEFL, mas sem alegar que isto seja obrigatório para a realização da prova.

MAS... PARA QUE SERVE A PROVA MESMO?

Tendo ficado bem claro o que é TOEFL, a próxima pergunta muito comum é "para que serve"?

O próprio nome já é bem indicativo: "Test Of English as a Foreign Language" ("Teste de Inglês como Idioma Estrangeiro"). Ou seja, o objetivo deste teste é comprovar que o candidato possui conhecimentos suficientes de inglês para poder cursar determinado curso no exterior, trabalhar em determinada empresa etc.

Muita gente, quando fica sabendo da exigência desta prova ao se candidatar a um emprego, pergunta: "Mas e o meu diploma do curso de inglês?"

Bem, cursos de inglês existem aos milhares no Brasil, e também nos demais países. É impossível qualquer empresa conhecer a eficiência (ou não) de todas estas escolas no ensino de inglês, mesmo porque escolas de inglês não são fiscalizadas nem reconhecidas pelo MEC. (Aliás, é por este motivo que suas carteirinhas de estudante também não possuem nenhum valor (para pagar meia por exemplo)).

Assim, as empresas, para certificarem-se do conhecimento de inglês de seus candidatos, recorrem ou à exigência de provas como o TOEFL ou à uma "entrevista de emprego em inglês" (onde o candidato fala sobre sua vida pessoal, objetivos profissionais etc, tudo em inglês) como parte do processo seletivo.

TODAS empresas que precisam de candidatos com fluência em inglês optam por uma destas duas opções (ou as duas ao mesmo tempo). NENHUMA empresa dispensa um candidato que fale inglês bem apenas por ele não possuir nenhum certificado de curso de inglês (o candidato pode saber inglês muito bem, por exemplo, por ter trabalhado no exterior, ou ser filho de americanos, ou ter tido aulas particulares etc etc).

E COMO FUNCIONA?

Atualmente a principal prova TOEFL (TOEFL-IBT) é aplicada através de um computador. Nele você lê os textos, ouve os áudios, grava sua voz, escreve as "compositions" (redações) e responde as questões.

Esta prova divide-se em 4 partes:




DURAÇÃO

Ao todo, a prova dura entre 3 e 4 horas.

PREPARO

Como mencionado acima, não é obrigatório que o candidato faça aulas de preparação para a prova. Porém isto é altamente aconselhável, mesmo para quem já fale e entenda o inglês muito bem. E caso deseje ter aulas preparatórias, não é obrigatório que elas sejam na mesma escola onde a prova é aplicada.

OUTROS TESTES

Além do TOEFL, há outros testes que são mundialmente aceitos por empresas e universidades, como o TEIC (da mesma empresa do TOEFL), o GMAT (muito mais complexo, atestando um nível de conhecimento equivalente ao de um universitário que seja falante nativo de inglês) etc. O mais pedido por empresas, no entanto, é mesmo o TOEFL.

Você também pode ouvir o termo "teste de proeficiência" referindo-se a este tipo de prova multi-tarefa que atesta o real conhecimento de inglês de um candidato.
.