quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Resumo da Aula de Inglês 08 (Substantivos com ING (Verbos Substantivados))

Algumas coisas são muito básicas na língua inglesa. Não básicas no sentido de aparecer nos primeiros livros das escolas de inglês (pois não aparecem mesmo), mas básicas no sentido de serem algumas das construções mais usadas pelos falantes nativos de inglês. Por exemplo, os "verbos substantivados". É quase impossível ler qualquer artigo em inglês sem encontrar vários casos deles.

"Verbo substantivado" é um verbo que "se transforma" em substantivo em determinada frase. Ou seja, quando usa um "verbo substantivado" você deve deixar de pensar nele como verbo e passar a tratá-lo unicamente como substantivo.

Por exemplo, normalmente a palavra "drive" é considerada um verbo, mas em cada frase abaixo "driving" está sendo usada como substantivo (para que não haja confusão com o verbo de cada frase, este está em negrito):

"Driving is easy."
"Agressive driving is dangerous."
"I don't like his driving."

Note que, sendo "driving" usado como um substantivo, além de usá-lo sozinho como aconteceu na 1a frase, podemos também acrescentar "his" antes dele (como aconteceu na 3a frase), ou mesmo um adjetivo antes dele (como aconteceu na 2a frase) - entre muitas outras possibilidades.

A tabela abaixo vai ajudá-lo a entender melhor. Compare os substantivos criados a partir de verbos com os substantivos "normais" à direita e veja como os dois grupos são usados de forma idêntica:


São usados de forma idêntica porque ambos casos são realmente considerados substantivos em cada uma das frases. Portanto, conforme mencionado acima, quando usa um "verbo substantivado" você deve deixar de pensar nele como verbo e passar a tratá-lo unicamente como substantivo, podendo inclusive acrescentar palavras como "your", "the" etc antes deles, ou até mesmo adjetivos (como "agressive" no 2o exemplo). Compare:

Substantivos sozinhos:
"Money is a problem."
"Waiting is a problem."

Substantivos antecedidos por "my" (como é bem comum):
"My money is over."
"My waiting is over."

E como você pode ter percebido, para usar estes verbos como substantivos, deve-se acrescentar a terminação "ing" a eles.

Note também a possibilidade de usar toda uma expressão contendo um verbo (como "stay home alone", por exemplo) do mesmo modo:

"Staying home alone is good sometimes."

Caso você acredite que possa confundir o "ing" do Present Continuous com o caso visto acima, reveja o "Resumo da Aula de Inglês" referente ao Present Continuous para relembrar suas características próprias (como a exigência do "to be" antes do verbo: "am driving", "is driving", "are driving" etc). Além disto, note que as posição de um verbo em uma frase afirmativa em inglês segue uma regra bem clara: vem sempre depois do sujeito.


Portanto, "substantivos terminados em ing" em inglês têm uso tão simples como o de outros substantivos "incontáveis". A única coisa que pode fazê-lo parecer "confuso" é o velho hábito (muito errado) de tentar aprender inglês através da comparação com as traduções para o português.

(Todas frases abaixo foram utilizadas neste "Resumo da Aula de Inglês".)

Frases c/ "verbos substantivados":

Driving is easy.
Agressive driving is dangerous.
I don't like his driving.
Vitamin E helps memory.
Walking helps memory.
Aggressive dogs can kill.
Aggressive driving can kill.
Your dog woke me up.
Your singing woke me up.
They don't like my book.
They don't like my driving.
He is good at soccer.
He is good at cooking.
We talked about money.
We talked about going to England.
Money is a problem.
Waiting is a problem.
My money is over.
My waiting is over.
Staying home alone is good sometimes.
He is walking in the park.
Walking is good.
Traduções (livres, s/ fins didáticos):

Dirigir é fácil.
Direção agressiva é perigosa.
Eu não gosto de como ele dirige.
Vitamina E ajuda a memória.
Caminhar ajuda a memória.
Cães agressivos podem matar.
Direção agressiva pode matar.
O seu cachorro me acordou.
Você cantando me acordou.
Eles não gostam do meu livro.
Eles não gostam de como dirijo.
Ele é bom de futebol.
Ele cozinha bem.
Falamos sobre dinheiro.
Falamos sobre irmos para a Inglaterra.
O dinheiro é um problema.
Esperar é um problema.
O meu dinheiro acabou.
A minha espera acabou.
Ficar em casa sozinho é bom às vezes.
Ele está caminhando no parque.
Caminhar é bom.


Você pode clicar em algumas das frases ou construções em destaque acima para ver muitos milhares (ou milhões) de exemplos de textos com elas no Google.

Então, para encerrar mais este Resumo da Aula de Inglês, de míseros 5 minutos, o exemplo prático retirado da CNN hoje (com os casos de "Verbos substantivados" em destaque):


(Clique na imagem para ver a notícia na íntegra no site da CNN)
.