segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Significado X Tradução - X

É incrível como costumo ouvir pessoas perguntando "Como se diz... em inglês?" para palavras que, com certeza, já estudaram várias vezes, e seriam perfeitamente capazes de lembrar e usar caso tivessem se acostumado a pensar nelas por seus significados em inglês (ao invés de pensar nelas somente como tradução disto ou daquilo em português).

Bem, vamos novamente a um exemplo para que esta idéia fique mais clara: Qual (ou quais) das opções abaixo você diria que possui imagem de "Shirt"? (Escolha antes de prosseguir com a leitura)



Espero que você tenha escolhido TODAS opções, pois todas elas possuem imagem de "shirt". Quem não se preocupa com as (muitas) possíveis traduções para o português e já está acostumado com a idéia de que, de uma forma geral, a peça do vestuário que vai em contato direto com o tronco é "shirt", é perfeitamente capaz de identificar esta peça em todas situações em que quem ainda se prende à clássica tradução "shirt=camisa" tem dificuldades.

Com certeza todo mundo possui muito mais vocabulário do que imagina, mas muitos não sabem usá-lo por não conhecer as definições das palavras da língua inglesa, e sim suas traduções para o português.

Resultado da busca do Google para "shirt":
http://www.google.com/search?tbm=isch&hl=en&source=hp&bi...
.