domingo, 28 de agosto de 2011

História da Língua Inglesa 2 (palavras do francês)

Mais um capítulo da série "História da Língua Inglesa em 10 Minutos", lançada pela "Open University".

Desta vez, o período apresentado vai de 1066, quando os normandos (franceses) invadiram a Inglaterra, a 1453, quando eles finalmente deixaram a ilha após a "Guerra dos Cem Anos". Nestes quase 300 anos o francês assumiu status de idioma oficial, sendo utilizado inclusive por aristocratas e militares que sequer conseguiam entender o inglês ainda usado pela população comum.

Isto deu origem a algumas situações interessantes. Por exemplo, enquanto a população falante de inglês criava "cow", "sheep" e "swine" (ou "pig"), os ricos que falavam francês comiam "boef", "mouton" e "pork".

As três primeiras palavras (e mais "pig") eram usadas pelos falantes de inglês para se referirem aos animais "vaca", "carneiro" e "porco", enquanto as três últimas eram usadas pelos falantes de francês com os mesmos significados. No entanto, como estes não criavam os animais, mas apenas os comiam, tornou-se comum o uso das 3 primeiras para se referir aos animais vivos, e das 3 últimas para se referir ao uso destes animais como comida. Isto ainda ocorre hoje, como qualquer estudante de inglês logo aprende (com as grafias modernas de "beef", "mutton" e "pork" para as 3 últimas).


Transcript em inglês e tradução (livre, sem fins didáticos):






As cerca de 10.000 palavras introduzidas à língua inglesa durante este período eram as mais variadas, mas podemos chamas a atenção para palavras relacionadas a governo, beleza, arte, literatura etc, como "crown", "castle", "army", "beauty", "poet",
"romance", "colour" ("color" nos EUA), "governor" etc ("coroa", "castelo", "exército", "beleza", "poeta", "romance", "cor", "governador" etc).

Observações:

"Excuse my English" - trocadilho com "Excuse my French", expressão usada para se desculpar pelo uso de termos impróprios ou ofensivos em uma fala.
"Domesday Book" - livro com o levantamento de grande parte das propriedades (terrenos) da Inglaterra, feito a pedido de William o Conquistador em 1086.
"John Grisham" - escritor americano atual de estórias de detetives.
.