quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Mundo Falando Inglês

"The Speech Accent Archive" é outro site muito interessante. No ar desde 1999, ele atualmente contém mais de 1500 arquivos de áudio com leituras de um mesmo texto em inglês feitas por pessoas de todo o mundo.

O objetivo é servir como um banco de dados onde seja possível comparar os diferentes sotaques dos falantes de inglês - inclusive os dos "não nativos", já que também há gravações de brasileiros, japoneses etc.

Por exemplo, clique aqui para ouvir um falante britânico:


E aqui para ouvir um falante americano fazendo a mesma leitura:


O texto em questão é:

"Please call Stella. Ask her to bring these things with her from the store: Six spoons of fresh snow peas, five thick slabs of blue cheese, and maybe a snack for her brother Bob. We also need a small plastic snake and a big toy frog for the kids. She can scoop these things into three red bags, and we will go meet her Wednesday at the train station."

(Apenas de curiosidade, a tradução (livre, sem fins didáticos) é: "Por favor, ligue para a Stella. Peça-lhe para trazer estas coisas da loja: Seis colheres de ervilhas frescas, cinco pedaços grandes de queijo azul, e talvez um lanchinho para o seu irmão, Bob. Também precisamos de uma cobra de plástico e uma grande rã de brinquedo para as crianças. Ela pode enfiar estas coisas em três pacotes vermelhos, e iremos ao seu encontro na quarta na estação de trem.")

Este texto foi criado com o objetivo de incluir o máximo possível de sons da língua inglesa, porém utilizando vocabulário básico.

Seguindo um mapa-múndi, é muito fácil (e divertido) navegar pelo site para ouvir os falantes de diversos países. Clique na imagem abaixo para ir diretamente a este mapa-múndi (abre em nova janela):


Outro detalhe muito legal é que todos podem contribuir com novas gravações, mesmo falantes "não nativos" (brasileiros, por exemplo). Então, está esperando o quê?


Você poderá gostar também de:

< Pratique Sua Pronúncia Com Ela
O Brasileiro Não Fala Inglês Bem... >
< Inglês "Avançado"?
Tan Hong Ming in Love >