O grande erro de muita gente em uma entrevista de emprego em inglês é simplesmente esquecer que se trata de uma entrevista de emprego e imaginar que se trata exclusivamente de um teste de inglês!
Alguns ficam tão concentrados em mostrar todo seu conhecimento de inglês que se esquecem de coisas que jamais deveriam ser esquecidas nestes casos, como Cordialidade, Objetividade e Clareza, apenas para mencionar as mais importantes. Vejamos...
- Falta de Cordialidade:
Há quem, mesmo em entrevistas, usem palavrões e gírias como se estivessem falando com amigos no MSN; e muitas vezes fazem isto até para tentar demonstrar "intimidade com o inglês". Mas pense bem, se em uma entrevista em português você com certeza não diria coisas como "legal pra ***", então NÃO diga palavras como sh**, wh***, f*** etc quando ela for em inglês!
E sim, todo mundo usa gírias e palavrões, mas ao invés de demonstrar "intimidade com o idioma" o uso destes tipos de vocabulário em situações inadequadas pode ter o efeito oposto: indicar incapacidade de utilizar o idioma corretamente em situações específicas! Isto se simplesmente não indicar que você não tem o menor respeito por aquele local de trabalho.
- Falta de Objetividade e Clareza:
Não é raro pessoas em entrevistas de emprego em inglês tentarem traduzir redemoinhos linguísticos como "Visamos o objetivo de promover um incremento no elemento tempo do item fidelização etc etc...", ou seja, este modo "diferenciado" de falar que está tão na moda atualmente. (Traduzindo esta frase para o português 'antigo': "Pretendemos manter o cliente por um período de tempo maior").
Mas se em português esta tendência de evitar qualquer frase de compreensão imediata é até considerada por muitos como um "diferencial" favorável, em inglês isto não acontece. Nos países falantes do idioma, objetividade e clareza ainda são muito estimadas (POR ISSO o inglês segue firme como idioma universal!) Se o seu entrevistador for um falante nativo com certeza você perderá muitos pontos se não conseguir falar o idioma do mesmo jeito que todos no mundo o fazem, e ficar tentando enfeitar demais!
Resumindo, se em uma entrevista de emprego você utilizar de forma clara o que conhece de inglês, independente de ser muito ou pouco, estará levando vantagem sobre os muitos que se enrolam tentando demonstrar vasto conhecimento do idioma! Como com certeza já ouviu muitas vezes: basta descansar bem antes para poder ter as idéias bem claras na hora.
.