segunda-feira, 11 de abril de 2011

Curso de Inglês On-line?

Tenho notado que "cursos de inglês" on-line é o que não falta. Não posso deixar de notar também que a maioria (pelo menos todos que já verifiquei) são apenas cópias das mesmas explicações de livros de gramática que podemos comprar em qualquer livraria.

Ou seja: não são "cursos de inglês" on-line, e sim "livros de gramática" on-line.

A diferença entre um curso de inglês e um livro de gramática é óbvia: um "livro de gramática" é apenas uma pequena parte de um (bom) "curso de inglês", que tem que ser composto também de conversação com o professor ('speaking'), escrita e correção de redações ('composition'), prática assistida de compreensão de vídeos, palestras etc (sem precisar de traduções, claro), observação e correção constante da pronúncia do aluno etc etc etc (mesmo assim alguns destes itens somente sendo possível em aulas particulares de inglês, claro).

. . .Todos estes elementos que compõem um (bom) curso de inglês é que, somados, vão permitir ao aluno ter fluência quando precisar utilizar o idioma, ao invés de ficar puxando do fundo do poço da memória cada uma das 1000 regrinhas gramaticais, decoradas sem ajuda de conversação, para cada frase que queira fazer.

Aliás, falando em "regrinhas gramaticais", tenho visto algumas que beiram o hilário espalhadas pela internet, parecendo mais com "lendas urbanas" do que com qualquer coisa que possa tornar um idioma viável.

Assim, resolvi acrescentar algumas explicações gramaticais mais esclarecedoras aqui. Porém, por tudo o que foi dito acima, elas não têm, de forma alguma, a pretensão de tornar alguém fluente em inglês. Seu objetivo é apenas somar aos conhecimentos adquiridos em aula, não substituí-los.
.