segunda-feira, 25 de abril de 2011

Resumo da Aula de Inglês 02 (Verbo "To Be")

Em uma explicação bem rápida, o verbo "to be" é utilizado para ligar um sujeito a um estado, qualidade, característica, ou definição dele próprio.

Um exemplo vale mil palavras, então...

de um lado temos uma pessoa ou coisa:
. Mary . . .. ...

de outro temos uma caracteristica, ou definição:
. ... . . .. pretty

e o "to be" fica no meio ligando as duas partes:
. Mary . is . pretty

De novo:

pessoa ou coisa:
. My uncle . . .. ...

caracteristica, ou definição:
. .... . .. a very good doctor

o "to be" no meio:
. My uncle . is . a very good doctor

(A Mary é bonita. / O meu tio é um médico muito bom.)

Podemos incluir, nesta lista, "definição" de lugar também:
. The book . . .. ...
. ... . . .. on the table
. The book . is . on the table.

O livro está na mesa.
(Não poderia deixar de colocar esta :) )

Mais exemplos (com o verbo "to be" em negrito e sempre após ele uma característica, definição, estado...):

. Tom. is . seventeen.
. Lucy . is . tired.
. The bank . is . on that street.

Tom tem dezessete anos.
A Lucy está cansada.
O banco fica naquela rua.

Então, o que se nota é que o verbo "to be" não indica exatamente uma "ação", mas apenas serve para fazer uma "ligação" entre uma pessoa (ou coisa) e sua definição, característica etc. Por isto, ele é chamado de "verbo de ligação".

Bem, uma pergunta que todo mundo faz é "Por que a palavra 'is' é o verbo 'to be'?"

Trata-se de uma flexão. Em português todos verbos flexionam MUITO. Por exemplo, o verbo "ir" transforma-se (=flexiona) em "fui" na frase "Eu fui no cinema". Já se eu trocar o sujeito da frase ("ela", ao invés de "eu", por exemplo) ele flexiona de novo: "Ela foi no cinema". Nestas frases tanto a palavra "fui" como a palavra "foi" são flexões do verbo "ir". Em inglês, o único verbo que flexiona "muito" é o "to be".

Com certeza, todo mundo já tentou decorar as flexões do verbo "to be" algumas centenas de vezes para algumas centenas de exercícios e testes. Na verdade desde a 5a (ou 6a) série escolar! "I am", "You are", "She is" e por aí vai...

Acho besteira pedir para você fazer decoreba desta tabelinha pela milésima vez aqui, não é? Se decoreba de tabelinha nunca deu certo, por que iria dar certo agora?

Então lembre-se apenas do que realmente interessa: "IS" é a forma singular deste verbo, "ARE" é a forma plural.

Pela limitação de tempo, evito dar exercícios nestes "Resumos das Aulas de Inglês", mas vamos fazer uma exceção:

Complete com "is" se for singular e "are" se for plural:

1- The book ........ on the table.
2- Your brother ........ my teacher.
3- The bank ........ on that street.
4- Her friends ........ tall.
5- My cars ........ blue.

Bem, sem consultar tabelinha de flexão do verbo "to be", não deve ter sido difícil perceber que somente havia plural nas duas últimas frases, não é?

(Geralmente, quem fica tentando se lembrar da "tabelinha" sempre se enrola neste tipo de exercício.)

Então, a resposta é: Somente as duas últimas frases serão com "are", ficando todas demais com "is".

(O livro está na mesa. / O seu irmão é meu professor. / O banco fica naquela rua. / Os amigos dela são altos. / Meus carros são azuis)

Portanto, sem consultar tabelinha de flexão do verbo "to be", não é difícil lembrar que para o singular utilizamos "is" e para o plural "are".

Acredito que também não seja difícil lembrar que as únicas exceções são "I" e "You", já que frases com "I am..." ou "You are..." são as mais praticadas desde a 5a (ou 6a) série. (Sim, "I" e "You" somos especiais, o resto fica tudo na regra :) )

Bem, temos menos de 1 minuto. Então de forma extremamente simplificada vou relembrar a "negativa" e o "past tense" do "to be":

A negativa do verbo "to be" é feita acrescentado a palavra "not" após ele:

The book is on the table >> The book is not on the table.
My cars are blue >> My cars are not blue.

podendo haver contração entre ele e a palavra "not":

The book is not on the table. >> The book isn't on the table.
My cars are not blue. >> My cars aren't blue.

Note que o apóstrofo fica no lugar da letra "o" que "desapareceu (is not > isnot > isn't; are not > arenot > aren't).

O past tense do verbo "to be" é parecido com o present no que se refere a singular e plural.

Utiliza-se "was" para o singular, e "were" para o plural. (Nota as semelhanças? "is" e "was" terminam com "s"; "are" e "were" terminam com "re")

Neste caso, a única exceção é "you" (que será sempre com "were"). (Lembre-se do que dizem o pessoal do Paramore: "You are... the only exception...".

E assim encerramos mais um "Resumo da Aula de Inglês" em 5 minutos, no qual NÃO TEMOS a pretensão de mostrar tudo que pode ser visto (e principalmente praticado) em 90 minutos de aula!

Como último exemplo, peguei um texto que colocaram hoje na seção de turismo do site da BBC sobre uma belíssima região da Índia (clique na imagem para ver o artigo original (em inglês, claro)):

The Vithalla Temple is a large temple complex featuring a stunning 100-column hall.


(O Vithalla é um grande complexo de templos com um incrível hall de 100 colunas)
.