quarta-feira, 13 de abril de 2011

Resumo da Aula de Inglês 01 (Composição de Nomes)

Bem, vamos começar com uma rápida apresentação (revisão?) de NOMES COMPOSTOS.

Primeiramente, não confunda o termo gramatical "nome" com o termo gramatical "palavra". Um nome é o que usamos para definir uma pessoa, coisa etc, podendo ser mais que apenas uma palavra. Por exemplo, na frase "A prima da minha amiga está aqui", o nome do sujeito é "A prima da minha amiga", ou seja: trata-se de UM NOME composto por CINCO PALAVRAS.

Para compor nomes em inglês, como vocês já devem estar "carecas" de saber, devemos colocar o(s) adjetivo(s) antes do substantivo.

("Adjetivo", vocês devem se lembrar, é a palavra que dá uma qualidade a um substantivo, ajudando a defini-lo mais precisamente - Por exemplo: em português, "menina bonita"; "bonita" é adjetivo, está dando qualidade a "menina", ajudando a definir qual tipo de "menina")

Exemplos em inglês (o(s) adjetivo(s) antes de cada substantivo!):

adjetivo. . .+ substantivo. . = nome composto:
smallbus= small bus
prettygirl= pretty girl
oldtree= old tree

ônibus pequeno
menina bonita
árvore velha

Bem, de acordo com o dicionário, "small", "pretty" e "old" são mesmo adjetivos... No entanto, na composição de um nome em inglês, qualquer substantivo colocado na posição do adjetivo passará a agir como adjetivo!

exemplos:

adjetivo. . .+ substantivo. . = nome composto:
schoolbus= school bus
babygirl= baby girl
appletree= apple tree

ônibus escolar
bebê menina
macieira

Lembram-se que a última palavra do nome é o substantivo, e o que vem antes dele é adjetivo? Pois bem, de acordo com o dicionário, "school", "baby" e "apple" NÃO são adjetivos. Porém, nos nomes acima, cada uma destas palavras está agindo como adjetivo devido à sua posição no nome! Ou seja, "school" está definindo qual tipo de "bus", "baby" está definindo qual tipo de "girl", e "apple" está definindo qual tipo de "tree".

Fácil, não?

Bem, ainda temos 2 minutos e meio disponíveis para este "Resumo da Aula de Inglês". Vamos continuar.

Os nomes acima ("School bus", "baby girl" e "apple tree") ainda não estão completos, pois além do(s) adjetivo(s) antes de cada substantivo, geralmente nomes também precisam de palavras como "this", "that", "your", "my", "the" etc para completarem seu sentido - especificando mais claramente a qual pessoa/ objeto/ etc o nome se refere.

exemplos:

. . . . . .adjetivo. . .+ substantivo. . = nome composto:
thatschoolbus= that school bus
mybabygirl= my baby girl
theappletree= the apple tree

aquele ônibus escolar
minha bebê
a macieira

Em seguida, eu poderia falar sobre o artigo "a"/"an", ou sobre substantivos "uncountable", ou sobre o genitivo (= apóstrofo + s), ou até mesmo sobre exceções às regras etc etc etc. Porém, quero gastar estes últimos segundos mostrando um exemplo prático do essencial do que vimos acima (o fato de que, ao formar nomes, a(s) palavra(s) que vêm antes de cada substantivo age(m) como adjetivo(s)).

Vejam esta notícia que peguei agora do site da CNN: http://edition.cnn.com/2011/world/americas/04/05/CORAL.REEF.DESTRUCTION.STUDY/index.html?hpt=Sbin. Logo no primeiro parágrafo vemos:

."The world's most diverse coral reef REGIONS may be under greater threat from human populations than previously thought, according to a new global scientific field STUDY."Clique para ver esta notícia no site da CNN (em inglês). . . .

Coloquei os quatro nomes na frase em negrito. O primeiro deles é composto de 7 palavras, e o substantivo é "regions" (o substantivo é sempre a última palavra do nome!); e o último deles é composto de 6 palavras, sendo o substantivo a palavra STUDY (sempre a última palavra do nome!). Os outros dois possuem como substantivos as palavras "threat" ("ameaça") e "populations".

Assim, "regions", "threat", "populations" e "study" sendo os substantivos dos quatro nomes, todas demais palavras deles (exceto "the" e "a") estão agindo como adjetivos, ou seja, definindo qual "study", quais "regions" etc, ok?

Então, para finalizar, apenas a tradução (como sempre, livre, sem fins didáticos):

"As mais ricas regiões de recifes de coral do mundo podem estar mais sob ameaça da população humana do que se imaginava, de acordo com um novo estudo científico de campo realizado globalmente."

(Note que este hábito de usar qualquer coisa como adjetivo é um dos motivos pelos quais frases em inglês costumam ser mais curtas que frases em português)

Bem, estourei os 5 minutos propostos. Prometo não fazer isto na próxima vez.
.