sexta-feira, 1 de abril de 2011

Spelling Bee I

Sem dúvida, a parte "ilógica" da língua inglesa é sua grafia. Por isso, grupos como "The Spelling Society" e "The American Literacy Council" lutam para que haja uma reforma ortográfica na língua inglesa para facilitar o aprendizado da grafia das palavras tanto pelas crianças nativas no idioma quanto pelos estrangeiros que o estudam.

Estes grupos fazem protestos regularmente em frente aos locais onde acontecem as etapas dos "National Spelling Bee", tanto da Inglaterra quanto dos EUA. (Os "Spelling Bees" são competições onde os campeões são quem soletre corretamente a maior quantidade de palavras)

No ano passado, panfletos distribuídos em frente ao local das finais americanas em Washington sugeria que as palavras em inglês deveriam ser "escritas exatamente como são pronunciadas". Assim a palavra "fruit" passaria a ser escrita "froot", e a palavra "slow" seria grafada como "slo"...

Bem, vocês não esperavam que as palavras da língua inglesa fossem "escritas exatamente como são pronunciadas" seguindo as regras da língua portuguesa... Esperavam?

O fato é que, mesmo não seguindo as regras da língua portuguesa, estes grupos gostariam de ver regras mais rígidas para a grafia em inglês. Por exemplo, o som da vogal "o" em "no" seria grafado sempre do mesmo modo em palavras que atualmente são grafadas com vogais diferentes. Ou seja: "slow" passaria a ser "slo", "though" seria "tho", e "no" continuaria sendo "no".

Porém, considerando que "The Spelling Society" foi fundada na Inglaterra em 1908, e "The American Literacy Council" data de 1876, não parece muito promissor que uma reforma ortográfica vá acontecer tão cedo nos países falantes do inglês.

Então, enquanto ela não vem, o negócio é você ir praticando a grafia das palavras do jeito que é atualmente.

Notícia da NBC (em inglês) sobre o protesto (uma professora afirma: "Nosso alfabeto possui mais de 425 formas de montar as palavras de formas ilógicas"):
http://www.nbcwashington.com/news/weird/Can-You-Spell-Controversy-95615224.html

(Inconformado com a sorte do outro competidor, o próximo pensa:
"Claro... Pra mim provavelmente vai cair "Australopithecus")
.